top of page

O mau restauro do janelão da colegiada de Guimarães

O janelão da Igreja Nossa Senhora de Oliveira em Guimarães seria mais bonita com uma rosácea na fachada em vez de um muro (Crónica no Correio de Guimarães – Paulo Freitas do Amaral)


Abordo nesta crónica uma aberração arquitetónica que todos nós já reparámos mas não refletimos sobre o seu impacto para quem visita a cidade de Guimarães e sabe apreciar a vertente histórica e artística da cidade.


Falo-vos do muro construído dentro do arco na fachada principal da Igreja de Nossa Senhora de Oliveira.


Já lá vai o tempo em que foi feito o seu restauro mas parece-me a mim que a opção de se ter construído ali um muro, não foi a melhor, nem a mais estética para a uma Igreja que celebra hoje o aniversário em que foi classificada como Património da Humanidade da Unesco.


A solução que deveria estar presente na fachada da Igreja da Nossa Senhora de Oliveira deveria ser a de um vitral na fachada frontal da Igreja em formato de Rosácea. Houve tempos em já existiu ali uma solução semelhante, bem mais bonita do que a solução recente.


Não podemos desconsiderar que este “janelão” é alvo de apreciações de milhares de turistas todos os dias, num local de passagem obrigatória em Guimarães.


A solução da rosácea era bem mais artística do que o atual janelão assim como permitiria a existência de bastante mais luminosidade no interior da Igreja.


Ao que parece existe um argumento que tem a ver com a sustentação do órgão da Igreja que não permite que se faça ali novamente a construção da antiga rosácea. Mas não há nenhum estudo até à atualidade que ateste esta argumentação…


Numa conjuntura económica e social difícil como a que vivemos cabe às Instituições portuguesas locais e centrais em articulação com a Igreja, diligenciar junto das Instituições Internacionais uma intervenção que possa equilibrar uma solução de melhoria de um Património que não é só dos portugueses mas que também é de toda a Humanidade.


A elaboração de um estudo que permita a viabilidade de embelezamento desta fachada por um aparente erro de restauro parece-me importante para o embelezamento de Guimarães.

ree

 
 
 

Comentários


© 2023 por O Artefato. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • LinkedIn ícone social
  • YouTube
  • Facebook ícone social
  • Instagram
bottom of page