top of page

O espião italiano que viveu em Lisboa e fez às escondidas o 1 mapa do mundo com Brasil representado


ree



O planisfério Cantino fo um manuscrito português e o primeiro planisfério preservado na biblioteca Estense em Modena , Itália. Tem o nome de Alberto Cantino , um espião do Duque de Ferrara viveu emisboa tendo contratado um "cartório" às escondidas dos portugueses para criar esta informação secreta onde está representada a costa do Brasil, que o contrabandeou com sucesso de Portugal para a Itália em 1502. Mede 220 x 105 cm.


ree


No início do século XVI, Lisboa era uma metrópole movimentada onde pessoas de diversas origens vinham em busca de trabalho, glória ou fortuna. Havia também muitos agentes secretos à procura dos segredos trazidos pelas viagens portuguesas a terras remotas. Entre eles encontrava-se Alberto Cantino, enviado a Portugal , com a intenção formal de negociar cavalos , enquanto secretamente recolhia informação sobre os descobrimentos portugueses . A diligência de Cantino é demonstrada em uma de suas cinco cartas restantes ao Duque, datada de 17 de outubro de 1501, onde ele descreve, entre outras coisas, ter ouvido o explorador português Gaspar Corte Real detalhando sua última viagem à Terra Nova (Terra Nova) para D.Manuel I .

Uma teoria popular, introduzida nos primeiros estudos do mapa, sugere que o Planisfério Cantino foi encomendado a um cartógrafo oficial português, que fez uma cópia do padrão cartográfico real, o chamado Padrão Real , guardado nos Armazéns da Índia . No entanto, não há evidência histórica de que tal ordem tenha sido feita e a teoria é enfraquecida pela presença de numerosos erros. Seria de se esperar que uma cópia cuidadosamente feita de uma norma oficial, se existisse em Portugal naquela época, fosse exata.

Uma explicação mais plausível é que o mapa foi adquirido sub-repticiamente logo depois de ter sido feito para algum nobre ou cliente oficial. Por carta enviada por Cantino ao seu patrono, o Duque de Ferrara, em 19 de novembro de 1502, sabemos que ele pagou 12 ducados de ouro por ela, o que foi uma quantia considerável para a época. Uma inscrição italiana na parte de trás do mapa diz: Carta de navigar per le Isole nouam trovate in le parte de India: dono Alberto Cantino al S. Duca Hercole , que se traduz como 'Carta de navegação das ilhas recentemente [descoberto] ... em parte das índias: de Alberto Cantino ao duque Hercole '.


ree

Embora tenha mostrado aos italianos muitos territórios novos ainda desconhecidos para eles, ficou obsoleto em poucos meses devido às subsequentes viagens de mapeamento dos portugueses. No entanto, a sua importância para as relações comerciais luso-italianas não deve ser subestimada; esse mapa forneceu aos italianos conhecimento do litoral brasileiro e de grande parte da costa atlântica América do Sul muito antes que outras nações soubessem que a América do Sul se estendia até o sul. Ele também forneceu grandes detalhes do zoceano Índico . Uma península ao nordeste de Cuba foi identificada por alguns como Florida, enquanto outros argumentam que a intenção era realmente representar parte da China, Cuba em si, ou na Peninsula de Yucatan

As informações geográficas fornecidas no mapa de Cantino foram copiadas para o mapa de Canerio de fabricação italiana logo depois que o mapa de Cantino chegou à Itália e o Canerio, por sua vez, se tornou a fonte primária para o desenho das terras ocidentais recém-descobertas em o mapa de parede do mundo altamente influente produzido por Martin Waldseemuller em 1507 sob os auspícios de René, Duque de Lorena.

Este antigo mapa, composto por 6 folhas de pergaminho coladas , foi mantido na Biblioteca Ducal de Ferrara por cerca de 90 anos, até que o Papa Clemente VIII otransferiu para outro palácio em Modena , Itália. Mais de dois séculos depois, em 1859, o palácio foi saqueado e o Mapa de Cantino perdido. Foi encontrado por Giuseppe Boni, diretor da Biblioteca Estense, no mesmo ano, em um açougue em Modena. O mapa-múndi Cantino pode ser encontrado atualmente em Modena , Itália, na biblioteca Estense .

 
 
 

Comentários


© 2023 por O Artefato. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • LinkedIn ícone social
  • YouTube
  • Facebook ícone social
  • Instagram
bottom of page