Largo da Misericórdia ou Largo João Franco? (Crónica - Paulo Freitas do Amaral)
- correio_da_historia

- 20 de mai. de 2021
- 2 min de leitura

Vivo num largo em Guimarães que reparte opiniões entre os vimaranenses quanto ao seu nome. Uns chamam-lhe “Largo da Misericórdia” e outros chamam-lhe “Largo João Franco”.
O que a maior parte das pessoas não sabe é que este Largo situado no centro histórico da cidade já teve outros nomes…
Quando alguém me pergunta onde é que eu moro, normalmente cito os dois nomes para esclarecer logo à partida dúvidas que possam existir. Refiro Largo João Franco e Largo da Misericórdia porque realmente há pessoas que só conhecem o largo por um dos seus nomes.
Ainda há bem pouco tempo, achei graça à teoria de um meu amigo que me dizia:
“Olha Paulo, vais reparar que aqui em Guimarães, os mais conservadores, normalmente de direita, chamam o Largo por “Largo João Franco” e os mais progressistas, normalmente de esquerda, denominam o Largo por “Largo da Misericórdia.”
Apesar de achar piada a esta tese, não pude concordar a 100% com ela. Com certeza que João Franco foi um conservador e defendeu a monarquia com “mão de ferro” contra ideais democráticos mas as Misericórdias são também instituições ligada à Igreja e aos sectores mais conservadores da sociedade. Por este facto o costume de uma sociedade tradicionalista está implícita em ambos os nomes.
Apesar de formalmente o Largo já não ter o nome “Largo João Franco”, existe simplesmente o hábito das pessoas em continuar a batizá-lo com este nome, dando até azo a por vezes à elaboração de algumas piadas, trocadilhos e analogias entre o ex-ministro de D. Carlos e as grandes bolas de pedra do “João Franco” que ordenam o estacionamento mas que em alguns casos dificultam as manobras de estacionamento aos automobilistas...
Para aumentar a confusão em alguns GPS aparece "Largo João Franco" e noutros aparece "Largo da Misericórdia", o que confunde sempre os turistas quando chegam à cidade e juram que o telemóvel os engana depois de andarem ás voltas quando chegam a este largo...
Possivelmente poderei aceitar que as gerações mais recentes tenham adotado o nome de Largo da Misericórdia e as mais antigas estejam habituadas ao nome de Largo João Franco. Esta sim, já me parece uma tese mais plausível depois de alguma reflexão minha nesta questão.
A minha preferência cai, claro está, sobre o nome “Largo da Misericórdia”, não só pelo fato de eu ser um fiel Irmão Mesário desta Instituição mas também por este nome já ter perfilado nos nomes mais antigos do Largo.
Houve tempos em que o Largo se chamava “Terreiro ou Campo da Misericórdia” muito antes do batismo de "largo João franco" mas actualmente a maior parte dos vimaranenses prefere chamar "Largo João Franco"...
No entanto, aviso a todos os interessados que apelidando o Largo de João Franco ou da Misericórdia, as cartas continuam a chegar aos seus moradores, os turistas continuam também a usar estes dois nomes e os espetáculos magníficos a que este espaço assiste continuam a ser anunciados nos dois formatos.
João Franco, esteja ele onde estiver, assim como a nossa querida Santa Casa da Misericórdia de Guimarães, não se importarão de certeza com esta dualidade de nomes.
Sejamos então felizes usufruindo deste bonito e maravilhoso Largo da nossa fantástica cidade.
Paulo Freitas do Amaral - Morador no Largo com dois nomes :-)
Historiador e Pós-graduado em História





Comentários