Hoje é dia do Bombeiro.Sabia que existem vestígios desde o ano 21 antes de Cristo de "quartéis"?
- correio_da_historia

- 4 de mai. de 2021
- 2 min de leitura
A 4 de maio, celebra-se o Dia Internacional do Bombeiro, profissão multifacetada e de grande importância, desde a Antiguidade.
A criação de um grupo organizado de ‘bombeiros’ – os ‘vigiles’ – remonta ao ano 21 antes de Cristo, pelo imperador Augusto, com a função de garantir a vigilância noturna das ruas, realizando tarefas de segurança pública, bem como de prevenção e extinção de incêndios.
Dados os inúmeros incêndios que assolavam a cidade de Roma, o número de vigiles passou dos 600 escravos liderados pelos edis, para 7.000 homens, em 21 antes de Cristo, com uma brigada de incêndio chamada ‘Vigiles Urbani’.
Os Vigiles eram angariados entre os libertos que obteriam a cidadania romana, após seis anos de serviço (mais tarde reduzidos a três), e estavam divididos em coortes de 1.000 homens. Estes homens estavam equipados com postes, escadas e cordas (funes), grandes mantas (centones) que molhavam para sufocar as chamas, e utilizavam baldes e bombas de sifão, que se alimentavam da rede de água pública.
Chegaram aos nossos dias vestígios dos quartéis destes bombeiros romanos – os ‘excubitoria’ (postos de guarda e armazéns), em especial em Roma e em Ostia, o porto da cidade. A designação destes quartéis deriva do latim “ex cubare”, que significa dormir fora, vigiar, fazer a guarda.
Na imagem, o ‘excubitorium’, que ainda hoje é possível visitar em Roma, datado do final do século II depois de Cristo, que era a sede do ramo da coorte VII dos Vigili, que era responsável tanto pela extinção como pela prevenção de incêndios, bem como pelo serviço de segurança pública, especialmente à noite, na zona de Trastevere.
A descoberta deste quartel ocorreu nos anos 1865-1866, durante as escavações realizadas junto à Piazza S. Crisogono, em Roma, e foi restaurado em 1986.






Comentários