top of page

Estátua Afonso Henriques no Palácio Vila Flor

Se há imagem que rapidamente se associa a Guimarães é a de Afonso Henriques, o rei fundador do país, particularmente a da estátua do monarca, criada por Soares dos Reis.


ree

No entanto esquecemos que há uma representação anterior a essa já o século XIX se aproximava do final. Pouco mais de um século depois, Guimarães decidiu criar uma nova representação do rei fundador, encomendando-a a outro dos escultores mais relevantes da História do país, João Cutileiro. A peça, colocada junto à casa dos coutos dá as boas vindas a quem entra pela antiga porta da vila.

Todavia, a escultura do século XIX que está no palácio Vila Flor e que se pode ver nesta imagem é a menos conhecida colocada quase no cimo da Avenida D.Afonso Henriques e provavelmente tendo dado origem ao nome da rua. A galeria dos reis neste palácio acolhe a estátua do Rei fundador. Mandado construir em 1740 por um fidalgo vimaranense, o solar tem, ai nivel do res do chão um conjunto de estátuas que representam todos os reis de Portugal das 2 primeiras dinastias. D.Afonso Henriques é o primeiro, no início da galeria, no lado mais próximo do edifício moderno do centro cultural.

A figura da imagem de autor desconhecido não podia contrastar mais com a de Soares dos Reis. O Afonso Henriques da galeria dos monarcas de Vila Flor é um rei exuberante, com um elmo onde há dois olhos bem evidentes e uma decoração exótica - serão plumas ou motivos vegetais o que encima o capacete? - numa representação certamente mais inspirada nas ideias que chegavam das terras que Portugal então colonizava ou com as quais comerciava na tentativa de recuperar um tempo histórico já longínquo.


Fonte: Guimarães Top Secret


 
 
 

Comentários


© 2023 por O Artefato. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • LinkedIn ícone social
  • YouTube
  • Facebook ícone social
  • Instagram
bottom of page