top of page

Xavier Pintado, um Senador que marcou um comício em Montegordo que teve para não se realizar


ree

Valentim Xavier Pintado é recordado entre os mais antigos do CDS pelos seus discursos cheios de humor nas campanhas de implantação do CDS por todo o país após o 25 de Abril.


Morreu em 2016 completando 91 anos.


Após o primeiro comício do CDS em Famalicão, os dirigentes rumaram ao Algarve e foi nesse período que Xavier Pintado é recordado com carinho pela animação das hostes nas noites algarvias em que a extrema esquerda inviabilizava os comícios em Portimão e Faro (dois dias seguidos) chegando a PSP tarde sempre com fracos meios para defender os militantes do CDS...


Já no terceiro dia, o comício em Montegordo realizou-se com casa cheia, com diversas perguntas do público (pescadores, taxistas, etc) e com uma brilhante e inesquecível intervenção de Xavier Pintado que descreveu de forma primorosa, com estatísticas, exemplos concretos e saborosas anedotas, o que era a vida quotidiana nos países comunistas.


ree


A plateia rejobilou, foi a confirmação que o CDS tinha espaço político para se afirmar...


Xavier Pintado era natural de Freixo de Espada a Cinta. Licenciou-se em Ciências Económicas e Financeiras pelo Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras de Lisboa (1949) e fez o doutoramento em Economia na Universidade de Edimburgo (1961).


Dirigiu o Gabinete de Estudos e Relações Económicas Internacionais da Associação Industrial Portuguesa (AIP) e, em 1964, foi diretor do gabinete de estudos económicos do Banco Português do Atlântico;


Nos anos de 1970 foi secretário de Estado do Comércio do governo presidido por Marcelo Caetano, tendo participado, igualmente, em várias organizações internacionais como a EFTA (Associação Europeia de Comércio Livre) e a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico).


Foi igualmente professor catedrático e diretor da Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica Portuguesa, da qual foi Vice-Reitor.

 
 
 

Comentários


© 2023 por O Artefato. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • LinkedIn ícone social
  • YouTube
  • Facebook ícone social
  • Instagram
bottom of page