Jorge Sampaio e Diogo Freitas do Amaral eram primos por parte paterna vimaranense e não o revelaram
- correio_da_historia

- 24 de set. de 2021
- 1 min de leitura
António Leite Sampaio, dono da Casa da Eira em Vila Fria/ Felgueiras e pai de três filhas é a figura que une três famílias tradicionais vimaranenses que há 200 anos tinham o mesmo tronco comum; os Leite Sampaio, os Freitas do Amaral e os Vieira de Castro.
A família dos dois conhecidos políticos, Jorge Sampaio e Freitas do Amaral ainda detinham casa de família em Guimarães, o primeiro na freguesia de Gémeos e o segundo no centro da cidade, após ter vendido a sua quinta na freguesia de Penselo.
Jorge Sampaio e Diogo Freitas do Amaral ainda em vida trocaram impressões sobre o seu parentesco mas nunca o tornaram público.
Ambos foram muito amigos durante a sua vida e ajudaram-se mutuamente. Trabalharam de forma comum na mesma Fundação que organizou em Guimarães a capital europeia da cultura. Diogo Freitas do Amaral, a propósito de todas as "confusões" na presidência dessa Fundação, sempre confidenciou que achava uma injustiça que Jorge Sampaio, um ex chefe de estado, lugar mais alto da Nação, nunca tivesse sido convidado para presidir a tal Fundação vimaranense.
A sua costela vimaranense sempre os uniu ao longo da vida, a herança cultural de uma família paterna comum, por parte de ambos, através dos pais Arnaldo Sampaio e Eng. Duarte do Amaral foi uniforme na educação "à maneira inglesa" de ambos, daí o domínio da cultura inglesa de ambos que partilharam valores e princípios da mesma família vimaranense.








Comentários