História do Coreto de música no centro de Guimarães
- correio_da_historia

- 14 de out. de 2021
- 1 min de leitura

Esteve localizado ao fundo do jardim (sobre a direita) do Toural desde o ano de 1879 só sendo mudado para o Terreiro de S. Francisco em 1911.
Quem costumava tocar neste coreto era o regimento de Caçadores 7.
Em 10 de Setembro foi adjudicada à enpresa Costa Basto, do Porto, a obra deste coreto denominado por pavilhão acústico na altura.
Foi mandado fundir na fábrica do Bulhao no Porto por 500$00 reis e quem o inaugurou foi a banda 'União Vimaranense' com um concerto que durou das 18h às 22h sempre com grande afluência de espectadores.

O regimento de infantaria 10, a Filarmonica vimaranense,a Filarmonica União e a banda de infantaria 20 foram presença assídua neste coreto principalmente no final do Século XIX ainda no Toural.
Em 1911 o coreto foi inaugurado no Terreiro de S.Francisco e por lá se mantém até aos dias de hoje. A mudança coincide com a implantação da República e os militares republicanos das bandas ao tocaram o hino recém criado no coreto, com um certo ar de irreverência, rejubilavam.
No entanto este ato provocou conflitos e violência perante os que assistiam pois um grupo denominado de 'formigas' provavelmente com ligações monárquicas recusavam tirar o chapéu aquando entoava o Hino Nacional e provocavam conflitos perante a assistência como confirmam os jornais da Época.

Também nos é descrito na altura que os concertos que aconteciam no coreto eram as alturas ideais para rapazes e raparigas jovens se conhecerem e 'trocarem olhares'...





Comentários