Commodus
- correio_da_historia

- 7 de abr. de 2023
- 1 min de leitura

(em latim: Commodus Lanúvio, 31 de agosto de 161 – Roma, 31 de dezembro de 192) nascido Lucius Aurelius Commodus morreu Lucius Aelius Aurelius Commodus, foi um imperador romano que governou de 180 a 192.
Durante o reinado de seu pai, o imperador Marco Aurélio, ele o acompanhou durante as Guerras marcomanas em 172 e depois numa turnê pelas províncias orientais em 176. Ele se tornou o Cônsul em 177, se tornando o mais jovem a assumir essa posição na história romana, sendo mais tarde elevado ao status de coimperador junto com o pai. Sua ascensão ao poder imperial foi a primeira desde o ano 79 em que um pai sucedeu um filho, quando no caso foi Tito e Vespasiano. Ele também foi o primeiro imperador a ter um pai e um avô (que tinha adotado seu pai) que também tinham sido imperadores. Cómodo foi ainda o primeiro imperador (e o único até 337) a ser "nascido no roxo", ou seja, no reinado de seu pai imperador.
Quando assumiu o controle total e único em Roma, o Império estava em relativa paz, mas as intrigas e conspirações políticas levaram Cómodo a adotar um estilo mais ditatorial e a engrossar o culto à personalidade, de caráter divino, ao redor dele mesmo. Seu assassinato, em 192, marcou o fim da Dinastia nerva-antonina. Ele foi sucedido no trono por Pertinax, o primeiro do Ano dos cinco imperadores, abrindo uma era de instabilidade política em Roma pelo próximo século.
FOTO: o imperador é interpretado por Joaquin Phoenix





Comentários