A ditadura das redes, tempo de tirar o tapete? (Opinião de Paulo Freitas do Amaral)
- correio_da_historia

- 16 de out. de 2021
- 2 min de leitura

Há uns tempos, há cerca de um ano sensivelmente, eu e mais algumas pessoas em Portugal fomos alvos de um apagao personalizado do Facebook e ficámos sem o perfil pessoal que tinhamos há bastantes anos.
Sem nenhuma razão aparente, a não ser as minhas publicações, reconheço, agressivas contra Donald Trump em plena campanha, o Facebook decidiu anular-me...será que foi este o motivo?? Não sei...
Após capturar a economia, a democracia e a comunicação, o fundador do facebook começa a capturar as nossas vidas e a nossa privacidade.
Quase um terço da população mundial usa as suas redes...Zuckerber tem mais poder do que qualquer imperador ao longo da História da Humanidade...do que qualquer líder de uma potência global ... se não acredita constate o prejuízo monetário astronómico que umas horas de apagao de instagram, facebook e whatsapp lhe dá...
Os algoritmos passaram a priveligiar a violência, a promoção da própria rede social e de toda a espécie de mau sentimento...
Espera-nos agora a realidade virtual, a próxima aposta do fundador do facebook, que nos poderá levar a colocar uns óculos e a cometer um crime virtual.
É este o mundo desregulado que estamos a construir para os nossos filhos...sem leis, sem regras...
Imperadores, ditadores, manipuladores de massas etc...tiveram leis que os importunaram...o facebook não teve, nem uma....que os fizesse pagar os impostos de forma proporcional aos seus lucros e que o responsabilize daquilo que de facto ofende as pessoas, actualmente de forma impune.
É tempo pois, de parar e pensar neste monopólio que atropela a sociedade que demorámos décadas a construir....depende de nós não deixarmos ser capturados por quem se esconde por trás de uma cortina aparentemente bem intencionada..
Paulo Freitas do Amaral
Historiador





Comentários